terça-feira, 29 de março de 2011

Dinâmica Danone

Oi turma!! Não vocês não ouviram ou melhor leram errado. Em janeiro desse ano me chamaram para uma dinâmica na Danone. Sim na Danone. Digamos que estavam faltando preencher algumas vagas daí eles chamaram para uma dinâmica/entrevista (aquelas que a across faz sabe quem passa na dinâmica faz a entrevista). Eu sei que isso passou mas enfim achei uma experiência muito válida e gostaria de dividir com vocês.

É incrível como não importa onde nem de que tipo de dinâmica/processo/entrevista você vai participar, quando você chega lá e as pessoas "começam a interagir" você meio que já sabe onde vai dar. E foi isso que aconteceu. Eu cheguei lá por volta da 13:30h e vários candidatos haviam chegado. Eu como mulher fui ao banheiro lógico ver como estava meu rosto e tudo mais. Daí quando saí do banheiro fui conhecer meus colegas. E logo percebi a "tensão" no ar. Eu sei o que vocês devem estar pensando: Mas Thalita isso é normal não é já que você está disputando uma vaga com muitas muitas mas muitas pessoas. E eu respondo: Depende. Eu me arriscaria a dizer que não, não é normal. Se a tensão já existe antes imagine depois. Eu ja participei de inumeras entrevistas e coisas do gênero e não só pra trainee mas enfim pra todos os tipos de processos e eu garanto que uma boa interação desde o início é tão importante quanto estar bem consigo mesmo.

Mas enfim, nos foi pedido para levar uma apresentação pronta e então cada um fez sua apresentação, todas muito parecidas diga-se de passagem (inclusive a minha rs...) mas isso é um assunto pra outro post rs. Depois veio o trabalho em grupo, gente meu grupo simplesmente NÃO INTERAGIU e isso é uma das coisas piores que se podem acontecer pois é difícil ter jogo de cintura onde ninguém se interessa pelo que ninguém faz. Isso mesmo ninguém se interessa por ninguém. No case tinhamos que bolar uma inovação e tal. E no meu grupo havia uma pessoa na área da nutrição e outra pessoa na área de química e durante metade do tempo essas duas pessoas ficavam discutindo questões técnicas como vitaminas presentes num iogurte (sim elas são importantes também) entretanto tinhamos um tempo curto pra caramba e muitas coisas para discutir como propaganda, consumidor, etc.

E o que mais me impressionou foi que durante a apresentação do nosso trabalho era visível que que ninguém interagiu com ninguém e pasmem vocês grupo nenhum interagiu. As idéias se contradiziam, as pessoas estavam visivelmente (usando essa palavra de novo) insatisfeitas.

Como não é segredo pra ninguém o processo da Danone é conduzido pela Across e sempre depois da dinâmica ela já da a resposta pra entrevista. E apenas 4 pessoas passaram e não eu não fui uma delas. Mas o que é legal na Across é que eles oferecem um feedback individual e eu pude ver algumas falhas minhas. A questão deste post não é dizer que tal processo não é bom ou algo do tipo mas que as vezes as coisas elas simplesmente por alguma razão não funcionam. E eu quero deixar bem claro que nem a Consutoria e nem a Danone tem nada haver com isso. Ja participei de vários processos da Across e foram incríveis e a Danone faz parte do meu Top 5.

Bom espero que minha experiência possa agregar algum valor pra vocês. Até mais.

Um comentário:

  1. Acho que o que acontece, Thalita,é que muitas pessoas já vão para o processo seletivo encarando os outros participantes somente como concorrentes e que, por isso devem manter esse distanciamento, talvez para não compartilhar seus conhecimentos, achando que o outro vai se beneficiar disso eque ele vai ser prejudicado. Cria-se uma tensão quase como uma rivalidade, do tipo: "vc é meu concorrente, então é meu inimigo.Não devo ficar de conversinha nem ser agradável com vc". E aí vira uma situação tensa.

    Acho uma pena porque essas pessoas pensam que segundo o lema de "cada um por si e um contra todos", perde-se a possibilidade de fazer um bom trabalho. Vc poderia manter contato com essas pessoas e estas poderiam fazer parte do seu network.

    No medo de, cooperando, ressaltar as qualidades do outro e, assim, "perder espaço", o participante deixa também de mostrar as suas podendo até mesmo evidenciar maiores defeitos. Com um comportamento assim, todos perdem.

    Faço votos de que neste processo não ocorra tal situação.

    Muito bom o seu post. =)

    ResponderExcluir