terça-feira, 7 de setembro de 2010

Perfil

No meu último post tive 2 comentários muito interessantes. Ambos me questionaram a questão do meu perfil. Pensando dessa forma eu até consigo entender algumas botas. Mas a questão de "pessoas que não responderam as tais pergunta e foram chamadas" ainda me intriga, uma vez que essas perguntas (na minha maneira de pensar) fazem parte do seu perfil para ser analizado. Eles perguntam coisas do tipo "como você se vê daqui a cinco anos" suponhamos que uma pessoa responda "me vejo montando minha própria empresa" e suponhamos que a empresa não queira pessoas que pensem em uma "carreira rápida" mas sim uma pessoa que tenha interesse de criar laços na empresa e construir uma carreira sólida la dentro. Será que isso já não a "exclui" do tal perfil!? Enfim, eu sei que isso já passou e que não adianta lamentarmos, temos que erguer a cabeça e seguir em frente.
Mas voltando a questão perfil, como eu disse em um dos posts anteriores você realmente precisa saber seu perfil, para não se decepicionar mais para frente. A Ambev e a Natura por exemplo, ambas são exelentes empresa para se construir uma carreira. Entretanto elas possuem perfis diferentes, não que você não possa concorrer as duas, porém quanto mais longe você avançar no processo você perceberá que uma tem mais a ver com você, daí eu acho que entra aquilo de se fazer o que gosta, se sentir realizado. Bom mas isso é uma opinião pessual e eu a formulei diante de coisas que eu presenciei e li, por isso acredito nessa questão de você ser mais agressivo ou mais dinâmico, ou mais introspectivo. Enfim, acho que resumindo é isso. Talvez a questão do inglês, localização, etc, podem afetar os critérios de seleção. Mas saber se você é aquilo que eles querem conta muito mais. Percebi que não adianta ficarmos tentando desvendar o critério disso ou daquilo. É um assunto meio complexo, mas fica uma dica: se conheçam, saibam o que querem, se gostam de trabalhar em equipe ou não. Acho que quando você se conhece os processos se tornam mais suaves e prazeirosos.

Abraços e Boa Sorte Futuros Trainees!!!!!!

Um comentário:

  1. Oi Thalita!
    Eu montei meu blog, também estou participando dos processos de trainee mas devido a correria só agora estou de fato começando a ler seu blog (e mais alguns) e a postar no meu.
    Concordo com o que voce disse... muitas empresas abriram processo de trainee mas todas elas tem valores diferentes e buscam um determinado tipo de perfil. Claro que cada um de nós guarda dentro de si uma vontade maior para trabalhar em determinada empresa né... rs
    Aqui, por acaso a Natura já abriu inscrições esse ano? Quero tanto participar...
    VOce se inscreveu na Riachuelo? Vi que foram prorrogadas as inscriçoes, mas recebi antes um email para fazer as provas online até 30 de agosto porém não encontrei o link para realizá-las, será que já perdi?
    Gostei bastante do seu blog viu! Adicionei aqui já!
    E boa sorte pra gente!!! rs beijos

    ResponderExcluir