quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Evento VIVO Parte III

Olá pessual, sim eu sei, demorei pra postar essa parte. Mas é que o fds foi bem corrido. Testes da Brasil Foods chegaram (sim terá um post sobre isso), passei para etapa blog da Unilever, uhuuuuu (sim post sobre isso também), recebi um super convite pra escrever no portal Estagio e Trainee e ainda peguei uma virose. Mas acalmense essa semana coloco tudo em dia =] o bom é que tem muita coisa legal acontecendo, e isso é ótimo tanto pra mim quanto pra vocês.
Bom continuando a ultima parte do evento da VIVO depois da super Lili veio a Sandra Cabral da Cia de Talentos. E sim ela também mudou minha maneira de ver algumas coisas. Primeiro ela disse que hoje em dia existe uma coisa chamada de "apagão de talentos" e as empresas tentam atravéz do Trainee achar alguns talentos. Ela nos contou que hoje em dia o Trainee é treinado para ser um FUTURO líder e não para terminar o programa de Trainee sendo gerente. Uma vez que em 1 ou 2 anos é impossível adquirir habilidades para assumir um cargo desse nível. Ela também falou sobre como ser trainee é uma grande oportunidade e nós precisamos saber o que fazer com ela. Não é porque somos trainees que nada vai nos atingir, muito pelo contrário. Nós ganhamos muita visibilidade dentro da empresa, ou seja, nenhum erro passa despercebido. Ser trainee é uma grande responsabilidade e nem todos estão prontos para isso.
Ela disse que precisamos saber transformar as oportunidades. E ela disse que num programa de trainee que irá exigir muito de você, você tem de ser no mínimo feliz, aquilo tem que ter a ver com você. Ela nos deu a dica de conhecermos a empresa atravéz do processo e vermos se é isso que realmente queremos.
Ela também frizou que precisamos ter HUMILDADE sempre, respeitar a hierarquia. E ela também deu dicas preciosas como potencializarmos o que temos de melhor. E por fim ela disse sobre os mais comuns "defeitos" de uma geração Y que devemos sim ficar de olho como a ansiedade, dificuldade em lidar com hierarquia, a nossa diferença de ritmo, e nosso problema em lidar com nossos próprios erros. Ela disse que é importante ficarmos de olhos bem abertos a essas questões. E ela também citou algo no qual eu ja tinha ouvido falar. Que nós Futuros Trainees somos vistos como uma ameça dentro da empresa, já que recebemos um treinamento diferenciado e intenso. E que precisaremos saber lidar com isso sempre com humildade, porque como falei no post anterior, as oportunidades apareceram para todos os colaboradores de uma empresa e não só para os trainees.

Bom pessual como eu moro um pouquinho afastada da civilização tive de ir embora cedo pra não perder o trem rs... mas minha colaborado ficou lá e vai contar tudinho pra nós.

Bom gente Marcelo Alonso falou sobre induzir uma nova organização social a viver de maneira melhor e passou o vídeo sobre o que a Vivo fez em Balterra, no Pará (toda a conexão que levou, as melhorias que aconteceram devido a isto, etc).
O Ricardo Guimarães falou sobre valores. Começou falando que o intangível hoje, tem muito mais valor que o tangível, para os clientes e a maioria das empresas não sabe mensurar o intagível. Os cenários hoje são imprevisíveis, incontroláveis e transparentes. Não há paredes que separam a empresa do público externo e interno. As competências necessárias são adaptabilidade e agilidade. Ai ele falou uma coisa interessante: "Empresa é um sistema vivo, integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende".
Por isso que as empresas não podem ser tratadas como máquinas e sim, como "seres vivos", pois elas crescem, aprendem, percebem mudanças. Antigamente os ciclos e processos eram poucos e longos e hoje os ciclos são aceleradíssimos, por isso a mudança, a inovação é tão importante. E por isso, estratégias precisam ser desenvolvidas para tratar deste novo cenário, onde pequenas causas causam grandes efeitos. A empresa começa a precisar olhar para muita gente para entender tudo (clientes internos e externos, acionistas, sindicalistas, etc). Hoje, a empresa tem que olhar para o indivíduo! E o indivíduo não tem interesses, ele tem VALORES! Valores, criam vínculos com os clientes e quanto melhor o vínculo, melhor a gestão dos conflitos de interesses. Ele citou o exemplo da Apple, que tem em seus valores a beleza, a diversão e a simplicidade e, realmente, em TODOS os produtos da Apple você encontra estes valores. Então não é uma coisa "da boca pra fora", é uma idealização mesmo. Vai saber fazer o novo aquele que perceber nos detalhes o que ainda está para acontecer, com sensibilidade e contemporaneidade. A empresa cria valor de mercado para si, que é mensurado pela confiança que as pessoas tem!

Colaboradora Renata Prado

Nossa adorei, pelo jeito perdi uma exelente palestra.
Amanhã tera post sobre a Brasil Foods

Boa Sorte a todos vocês Futuros Trainees!!!!!

5 comentários:

  1. Achei esse blog muitooo interessante, muitas matérias ótimas para nós, trainees!!!
    Parabéns e continue divulgando esses recados e informações!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Ficou super legal!
    Sim, a última palestra foi beeem legal, contei muitos detalhes, né?
    Enfim, seu blog está super legal, to adorando!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oii, eu de novo, eu não tinha terminado de ler esse post...
    nossa bem interessante mesmo a palestra!!!
    está me ajudando bastante!
    continue postandooo assim!! beijoss

    ResponderExcluir
  4. Também já fiz os testes da BRF e da Unilever também, menina quantos testes hein. Mas pra mim, o mais importante de todos é o da VIVO!!

    ResponderExcluir
  5. Poxa amiga estou torcendo por vc. E acredite, vc será uma excelente trainee não apenas por ser uma pessoa excelente, mas por apresentar qualidades impressionantes e principalmente por sua boa personalidade e força de vontade =D
    Td d bom pra ti minha maravilhosa =*

    ResponderExcluir